Blog São Fernando

Cuidados com o radiador: como proteger seu veículo

Entre os principais cuidados que devem ser tomados quanto ao radiador é o uso de água potável. Utilizar águas que não são puras pode adicionar líquidos com chumbo ou outro minério ao radiador, de forma que pode oxidar a estrutura da motorização. Além disso, os retentores e bombas de água também podem ficar danificados.
Acredita-se, também, que composições que usam etilenoglicol podem ser usadas para evitar que as altas temperaturas danifiquem o sistema do carro. A maior parte dos especialistas garante que a proporção deve ser de um litro de fluído para cada litro de água, sendo esse preferencialmente etilenoglicol para diminuir os extremos de temperatura.

Cuidados com as mangueiras
Outra manutenção importante deve ser feita no sistema de arrefecimento para que haja menos probabilidade de prejudicar a qualidade do motor e o desempenho do carro. As mangueiras precisam estar em ótimas condições, assim como as bombas de água. No caso das mangueiras, isso é ainda mais importante, já que elas são as que mais apresentam problemas.

Resíduos que acumulam
Assim como as demais peças do carro, é importante fazer revisão do radiador para que sempre esteja em alta qualidade no componente interno ou na estrutura. Com o tempo, alguns resíduos podem acumular, por isso é importante sempre fazer a manutenção e evitar que esse acúmulo contribua com o aquecimento, fazendo com que o carro pare de funcionar.

Relação com o seguro do carro
Em alguns casos, entretanto, não há limpeza que resolva. O que deve ser feito, portanto, é a troca do radiador. Em alguns casos, o seguro do automóvel pode cobrir a troca, mas é necessário conhecer todas as suas cláusulas para se certificar de que o plano cobre o serviço.

Fonte: https://qcveiculos.com.br/cuidados-com-o-radiador